Nossa cidade

Em 1818, no início da colonização do Brasil, foi estabelecida uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no então distrito de Cantagalo, local de condições climáticas e naturais parecidas com o país de origem dos colonos. Logo famílias alemães se misturaram aos suíços. Tempos depois, na década de 1910, a capital e as grandes cidades cariocas começaram a ser atraídas pelo turismo na região. Desde o começo foi ele o maior responsável pela economia de Nova Friburgo, até a chegada da indústria têxtil.

Nova Friburgo fica na região serrana do Rio de Janeiro, município vizinho a Teresópolis, em plena Serra dos Órgãos. A formação da serra data 60 milhões de anos atrás, resultado da mesma atividade sísmica que criou a Cordilheira dos Andes. Os rios são pequenos e possuem inúmeras cachoeiras, que descem velozmente para o litoral carioca.

Engana-se quem pensa que Nova Friburgo, a capital nacional da lingerie, é destino exclusivo para compras de peças íntimas. Emoldurada pela mata Atlântica, a cidade oferece uma gama de passeios e atividades que levam a cachoeiras, riachos, mirantes naturais e reservas ambientais. Também merecem atenção a gastronomia diversificada e as outras opções de consumo, que vão muito além dos conjuntos de algodão, renda ou lycra. Não há dúvidas de que circular pelo bairro de Olaria e pela Ponte da Saudade em busca de peças de qualidade e a preços acessíveis é programa obrigatório, mas imperdível também é encher a mala com queijos de cabra, biscoitos amanteigados, chocolates caseiros e artesanato de bom gosto.

Número de habitantes: 176.669

Fonte: Turismo em Nova Friburgo